quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Schmier...

... lê-se chmía, mas a gente fala chimía mesmo... rs. É um dôce de frutas que os descendentes de alemães fazem com a produção de frutas que não é consumida in natura. Fazem também muita compota de frutas, mas a chimía é usada para se comer com pão, nós aqui no sul fomos criados na base de "pão com chimía e nata".

E as "frutas da época" agora são uma lindeza e uma delícia... a gente se empolga tanto no sacolão que acaba comprando demais e não dá conta de consumir tudo, então o jeito é fazer chimía.
Eu aqui usei pêssego, ameixa e moranguinho. Você descasca, tira os caroços e pica. Coloca em uma panela com um pouco de água e açúcar a gosto, Algumas pessoas passam no liquidificador até formar uma pasta, mas eu prefiro ela pedaçuda mesmo. Deve ferver, mexendo de vez em quando até que ela comece a desgrudar do fundo da panela.


Ela ficou tão gostosa que começamos a comer quente mesmo e de colher, sobrou só este pinguinho que coloquei no potinho amarelo. Uma sugestão de acompanhamento é este creme feito à partir de iogurte natural, que ensino a fazer outra hora, ok?


Ah, e estes potinhos de fruta também são uma fofura, ? Deixam a mesa mais divertida!

2 comentários:

Silvia Regina disse...

aii se tem uma lembrança boa que trago de POA (rimou) kkkkkk
é a chimia e as orelhas de macaco o trem baoo viu tem razao de nao ter sobrado nada!.

tipo assim se nao for pedir muito qe tal uma receitinha de Sagu que so o povo do Sul sabe fazer heim!

Tânia disse...

Eu não sabia que podia combinar vários tipos de fruta para fazer a Schmier!
Não duvido que ficou maravilhosa.
Parabéns