domingo, 15 de junho de 2008

Ô coisa boa...

Esta postagem de hoje vai dedicada ao tio Ade que entrou na família para trazer (entre outras coisas boas) bastante humor e as delícias da comida libanesa, e a tia Ieda (irmã da mãe), que aprendeu os truques desta cozinha para agradar o maridão, me ensinou estas receitas maravilhosas. É claro que eu não chego nem aos pés do tempero dela mas eu me viro e me arrisco até a passar para vocês...

Quibe assado:
Carne moída de boa qualidade, peça para o açougueiro limpar bem as gorduras e depois moer.
Trigo para quibe que você deixa de molho na água por umas 2 horas, quando ele inchar você espreme bem com as mãos para ele soltar bem a água.
Junte a carne moída com o trigo já espremido e uma cebola cortada bem miúda, um bom maço de hortelã picado, sal a gosto e bastante azeite de oliva.
Coloca em uma assadeira untada com azeite e deixe assar até dourar.
Após tirar do forno enfeite com folhinhas de hortelã.

Tabule:
Do mesmo jeito que você fez com o trigo para o quibe proceda assim para o tabule.
Misture a isso cenoura, cebola, tomate sem sementes, pepino, todos picados muito miudinhos.
Aqui também vai um maço de hortelã picada, sal a gosto, limão e bastante azeite de oliva.
Enfeite com folhinhas de hortelã

Hommus:
Esta é a pasta de grão de bico.
Cozinhe-o na panela de pressão por meia hora. Bata no liquidificador, juntando a água do cozimento (somente o que precisar para ele virar uma pasta).
Acrescente suco de limão, alho, sal, tahine (pasta de gergelim) e bastante azeite.
Enfeite com um fio de azeite e algumas sementinhas de gergelim.

As quantidades para esta comida são difíceis de dar, os temperos são a gosto. Eu usei, para um almoço para duas pessoas, umas 300g de carne moída e 250g de trigo para quibe que dividi entre o quibe e o tabule.
Para acompanhar fiz um arroz integral e alface americana.
Ah, e bastante azeite!

Nenhum comentário: